top of page
Buscar

Como pôr a mesa para um jantar de amigos (parte 2)

Atualizado: 25 de mai. de 2023

DO CLÁSSICO ÀS GRANDES TENDÊNCIAS DE 2023



Tendências 2023: um jantar com amigos pressupõe um estilo descontraído
Os acessórios de cor preta conferem sofisticação à decoração simples e contrastam com os talheres dourados e a mesa em madeira natural. Fonte: Pinterest

Organizar a mesa para um jantar de amigos é uma tarefa que pode ser simples e "descomplicada".


Dedicar algum tempo a pensar no bem-estar dos outros e em surpreender os seus convidados é um excelente hobby e pode até ser bastante terapêutico, como todas as actividades que despertam a criatividade.


Encontre ideias, dicas úteis que certamente vão facilitar a sua organização, e acima de tudo, inspire-se e inspire os que mais gosta.


Defina o conceito da sua mesa de jantar


Para a decoração foram colocados dois vasos de manjericão, muito utilizado na cozinha italiana, o tema de acordo com o menu. Fonte: Pinterest

O primeiro passo para uma mesa perfeita é ter um conceito bem definido.

Está a planear um jantar de aniversário? Um jantar temático, por exemplo, de comida italiana? Um jantar de final de tarde de verão que vai ser realizado ao ar livre? Este é o ponto de partida para que tudo se conjugue na perfeição.


Ter presente um conceito, mesmo que seja bastante simples, facilita muito a escolha dos diferentes elementos e a forma como os vai conjugar.

Alguns pontos de partida para a definição do conceito da sua mesa de jantar:

  • O conceito pode assentar no menu definido - por exemplo, comida mexicana

  • no evento a celebrar - como um jantar de boas-vindas a um novo neto

  • na época do ano em que se realiza - por exemplo, Verão, Outono, S. Martinho, um feriado temático

  • numa experiência que queira partilhar com os seus convidados - como o regresso de uma viagem fantástica que fez recentemente

  • ou simplesmente trata-se de uma reunião de amigos informal e nesse caso pode optar por conceitos genéricos como a Natureza, a amizade, a simplicidade ou outro que esteja de acordo com a ocasião.


A escolha dos elementos que compõem a mesa de jantar


Outro aspeto a ter em conta para organizar um jantar de sucesso: selecionar quais as peças que pretende destacar na sua mesa - pode ser uma toalha de mesa bonita e colorida, um serviço cheio de personalidade, os copos estilo retro, ou um centro de mesa temático e bastante original.


Não podendo dar destaque a tudo, saber evidenciar as peças certas e conjugá-las com elementos neutros é uma arte e é também a melhor forma de valorizar as suas peças mais queridas.

Os elementos que, por norma, fazem parte da sua mesa de jantar:

SERVIÇO DE MESA

O serviço de mesa, a ser usado deve estar de acordo com o menu. É composto por peças funcionais e apenas deverão ser colocadas na mesa se tiverem uma função no jantar em questão.

Serviço de Pratos

Pratos Rasos

Pratos de Entrada

Pratos de Sopa / Pasta

Pratos de Sobremesa


Peças de Servir

Travessas

Terrinas

Saladeiras

Pratos e Taças de Sobremesa

Serviço de Copos

Copos de Água

Copo de Vinho Branco

Copo de Vinho Tinto

Flutes ou Taças de Champanhe

Serviço de Talheres

Garfos de Carne

Garfos de Peixe

Facas de Carne

Facas de Peixe

Colheres de Sopa

Colheres de Sobremesa

Garfos de Sobremesa / Bolo

Talheres de Servir

Garfos, facas e colheres de servir ou conchas.

TÊXTEIS DE MESA

Toalhas de mesa, individuais, caminhos de mesa, corredores de mesa e guardanapos fazem parte desta categoria.

ELEMENTOS DECORATIVOS

Arranjos de flores ou outros elementos naturais, castiçais, velas, argolas de guardanapo, são elementos muito usados na decoração de mesa.


Os têxteis na decoração da sua mesa


Vamos começar por perceber a importância da escolha dos têxteis de mesa, o lugar correto para colocar o guardanapo e como pode criar alternativas criativas ao tradicional centro de mesa.


Toalha de mesa, individuais ou corredores?


Nas tendências do momento, todos as opções são válidas, tratando-se de um jantar informal, entre família ou amigos.

Se tiver uma mesa bonita, como por exemplo de madeira natural, num estilo rústico ou nórdico, fica lindamente colocar apenas uns individuais que combinam com o tom da mesa.

Pode ainda acrescentar um corredor ao centro da mesa, no sentido maior, que irá servir de base para a decoração e para colocar a louça de servir.

As toalhas também estão em alta, aliás, uma toalha bonita pode mesmo fazer quase tudo pela decoração da sua mesa.

Deixemos os tecidos jacquard para eventos festivos, no caso de um jantar informal opte por tecidos naturais como linho tradicional, linho lavado ou algodão natural. Lisas ou estampadas, as opções são muito variadas e este é um aspecto que deve ser coordenado com o serviço de mesa que vai utilizar.


Como conjugar os têxteis de mesa com o serviço de jantar?


Por norma um serviço de jantar de linhas simples e cor neutra suporta bem uma toalha de mesa com um estampado arrojado e colorido, e, por outro lado, um serviço de mesa distinto e colorido poderá conjugar melhor com têxteis de cores neutras - esta é uma regra que funciona sempre.


Conjugação de padrões e louça cerâmica: prato raso Amazonia Branco, prato raso Amazónia verde e prato raso Salty Sea da marca Terrafina, Stoneware by Ceramirupe - à venda na Canoa Homeware Collections


No entanto, os extremos estão em alta em 2023 - pode optar por um estilo simples de cores e formas básicas e naturais tanto para o serviço de jantar a utilizar como na escolha dos têxteis, e desta forma, criar uma atmosfera minimalista, muito em voga.

Ou pode conjugar um serviço de mesa colorido, ou com elementos gráficos, com têxteis de mesa estampados e de cores vibrantes, o que pode resultar magnificamente bem, criando um estilo eclético já que esta é uma nova tendência. Experimente, teste, e acima de tudo exprima a sua criatividade.


Guardanapos, qual o lugar correto na mesa?


Este elemento pode variar de lugar na sua mesa. Em primeiro lugar depende se vai optar por guardanapos de tecido ou papel.


Os guardanapos de linho são sempre um clássico. Fonte: Pinterest

Os guardanapos de papel são colocados à esquerda dos pratos, a seguir ao garfo e devem ser dobrados.

No entanto, a grande tendência é, sem dúvida, usar guardanapos em tecido. São reutilizáveis! E este é um facto cada vez mais importante em tudo o que fazemos. E sim, mesmo em jantares informais estão cada vez mais presentes - em tecido, de preferência natural como o linho, o linho lavado ou algodão.

De cores lisas, pastel, ou para um toque mais sofisticado em preto. Os estampados devem ser bem selecionados a condizer com o tom da toalha ou dos individuais.

As tendências vão desde os padrões inspirados na natureza, floral ou herbário, até aos geométricos, como por exemplo, riscas, xadrez, ou bordados com monograma.

Num estilo mais arrojado e criativo, fica fabuloso diversificar os estampados, ou seja, colocar um guardanapo diferente para cada convidado, criando uma mistura visual de cores e padrões.



Decoração de Mesa


Centro de mesa e velas, como usar em jantares informais?


Pode e deve usar tudo o que acrescenta bem-estar a si e aos seus convidados.

Atualmente a tendência, ao contrário do que se usava há alguns anos atrás, é a de que estes elementos não ocupem apenas o centro da mesa. A grande aposta é colocar vários elementos na linha central, ao longo da mesa. Podem ser elementos naturais, como as sempre bem-vindas flores, em vários arranjos conjugados. Folhas verdes ou secas, flores preservadas, ramos, ou porque não, vistosos legumes ou frutas? Na Saudade Flores, em Lisboa, pode encontrar tudo o que precisa para alegrar a sua mesa ou encomendar online.

Pode ainda acrescentar, para um toque acolhedor, dispondo ao longo da linha central da mesa, pequenas luzes led de cor quente, conferindo um tom muito agradável à sua mesa. Ou usar as tradicionais velas sempre tão agradáveis - experimente combinar vários suportes de vela de alturas e cores diferentes, em vidro, que conferem uma dinâmica muito divertida à mesa.


Mime os seus convidados


Personalizar cada lugar da mesa com um detalhe diferente é também uma forma muito interessante de receber carinhosamente os seus convidados.

Um pequeno raminho, diferente para cada um, colocado na dobra do guardanapo, umas pequenas tábuas de formas diferentes no lugar do prato de entrada, são pequenos mimos muito especiais que vão certamente surpreender os seus convidados.


E o serviço de mesa de jantar? Quais as opções a considerar?


Falta ainda referir o elemento central da sua mesa para que tudo resulte na perfeição: o serviço de jantar. Este é um tema que requer uma abordagem mais detalhada, ficando assim agendado para a próxima edição da Canoa Stories.


Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page